Dez Mitos e Verdades sobre a utilização de uma CDP TS CDP maio 24, 2024

Dez Mitos e Verdades sobre a utilização de uma CDP

Em um mercado em constante evolução, como é o de gestão de dados de clientes, as CDPs (Customer Data Platforms) surgem como soluções promissoras para facilitar a organização de dados e segmentação de audiência. No entanto, como toda tecnologia emergente, a utilização de uma CDP é cercada de mitos e informações distorcidas que podem gerar dúvidas ou incertezas. 

Continue a leitura para desvendar dez dos principais mitos e verdades sobre esta plataforma para obter insights valiosos em suas estratégias e otimizar seu uso em sua organização. 

1) A CDP utiliza machine learning para unificar dados  

Verdade. A plataforma utiliza machine learning para uma visão completa e atualizada dos clientes, unificando informações vindas de compras online, histórico de navegação e redes sociais. Isso ajuda a identificar erros nos dados, enriquecê-los com informações externas e detectar atividades fraudulentas.  

2) Uma CDP pode integrar-se com outros sistemas, como o CRM 

Verdade. Esta integração ocorre através de APIs, permitindo a troca de informações e interações com a marca, associados a dados de  vendas e leads. Essa união permite uma visão completa do cliente em ambos os sistemas, otimizando campanhas de marketing e vendas.  

3) Só é possível implementar uma CDP em empresas omnichannel 

Mito. Esta tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa independentemente do seu modelo de negócio. Mesmo que a organização opere em um único canal, ela será crucial para personalizar a experiência do cliente, auxiliando, por exemplo, na seleção de conteúdo para web ou para ofertas de email marketing, por exemplo. 

4) CDPs não conseguem lidar com grande volume de dados 

Mito. As Customer Data Platforms (CDPs) lidam com grandes volumes de dados por meio de uma arquitetura escalável, permitindo expansão conforme necessário. Elas processam dados em paralelo, aumentando sua velocidade e eficiência.  

Além disso, utilizam tecnologias de otimização, como compactação e caching, para reduzir o espaço de armazenamento e o tempo de acesso aos dados. 

5) A CDP permite direcionar os investimentos em mídia 

Verdade. Com base nos dados coletados, é possível conduzir os esforços de mídia para os grupos de clientes mais relevantes e entender em qual estágio do funil de vendas eles estão.  

Isso ajuda a direcionar os recursos para as etapas que mais contribuem para a conversão, permitindo otimização de gastos de acordo com o desempenho de cada canal. 

6) CDPs podem beneficiar empresas de todos os tamanhos 

Verdade. Oferecendo uma compreensão mais profunda do comportamento da audiência, esta ferramenta não apenas melhora a retenção de clientes, mas também impulsiona o crescimento, adaptando-se a empresas de todos os portes, desde pequenos negócios até grandes corporações  

Além disso, as CDPs ajudam as empresas a serem mais eficientes na alocação de recursos de marketing, resultando em um melhor retorno sobre o investimento (ROI). 

7) CDPs são apenas para o departamento de marketing 

Mito. As CDPs não são apenas úteis para o departamento de marketing porque fornecem uma visão holística da audiência, muito valiosa para várias áreas da empresa, como vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produtos e tomada de decisões estratégicas.  

Desta forma, a plataforma capacita toda a organização a melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato.  

8) As CDP podem subsituir outros sistemas de marketing 

Mito. As CDPs não substituem necessariamente outros sistemas de marketing, mas complementam e aprimoram sua eficácia. Enquanto CRM e outras ferramentas desempenham funções específicas, as CDPs oferecem análises mais profundas e uma melhor compreensão de comportamento do cliente em todos os canais.  

9) CDPs ajudam na conformidade com regulamentações de privacidade de dados. 

Verdade. Ao oferecer recursos como controle de acesso, criptografia e auditorias de segurança, as CDPs permitem que as empresas rastreiem e gerenciem o consentimento do cliente para o uso de dados, garantindo que as práticas estejam alinhadas com leis como GDPR e CCPA.  

Além disso, elas facilitam a identificação e remoção de dados sensíveis ou pessoais, garantindo a segurança e a privacidade de dados. 

10) A implementação de uma CDP é rápida e fácil 

Mito. A implementação de uma CDP varia de acordo com a quantidade e qualidade dos dados, assim como a infraestrutura tecnológica existente, exigindo um planejamento detalhado e ajustes contínuos para garantir sua eficácia. Isso inclui a integração de diversas fontes de dados, limpeza, deduplicação e configuração de regras de segmentação e personalização. 

Ao explorar os mitos e verdades sobre a utilização de uma Customer Data Platforms (CDPs), fica evidente que é crucial compreender mais sobre esta tecnologia para aproveitar ao máximo o poder dos dados. Por isso, conte com parceiros aptos para uma integração adequada e otimizada. 

Trabalhando há 20 anos no mercado, a aunica é uma consultoria de marketing digital especializada na implementação, gestão e ativação de CDPs. Entre em contato com nossa equipe e traga seu desafio para a aunica.