O mercado digital tem ganhado cada vez mais força. O atendimento ao cliente tem se tornado cada vez mais personalizado. Anúncios segmentados são fonte de grande valia para o aumento das vendas. A Customer Data Platform – plataforma de dados do cliente (CDP) – é um instrumento eficaz para auxiliar as empresas nessa comunicação personalizada.
A CDP oferece inúmeras vantagens e benefícios para as empresas que desejam otimizar processos, criar experiências personalizadas para consumidores e potenciais clientes e, assim, alavancar suas vendas.
Quer aprender como manter sua empresa em primeiro lugar com a tecnologia de uma plataforma de dados do cliente? Continue a leitura deste artigo e confira as vantagens e benefícios do uso de uma CDP.
O que faz uma plataforma de dados do cliente (CDP)?
Uma CDP é um software que coleta, organiza e unifica informações do seu cliente. A plataforma desenvolve um método de gerenciamento de dados, garantindo a segurança das informações de seus usuários.
Esse gerenciamento é o processo de coleta de dados de várias plataformas, que organiza e unifica os dados do cliente em uma única interface, criando uma experiência personalizada, relevante e mais consistente.
A CDP torna esse processo incrivelmente simples, organizando as informações de seu cliente para uma gestão mais organizada dos dados, proporcionando para os profissionais de TI e marketing da empresa uma análise mais precisa do seu comportamento, além de auxiliar na proteção e privacidade dos dados.
Todos nós sabemos que organizar dados manualmente não é nada fácil. Além de incorrer riscos de falhas ou coleta de dados incorretos, o gerenciamento manual acaba reduzindo a produção da equipe da empresa, pois o processo se torna dispendioso e demorado.
Através da CDP, organizar seus dados será cada vez mais fácil. Assim que a sua metodologia for definida, exigirá muito pouca manutenção.
Como a CDP pode auxiliar na proteção de dados dos clientes?
A dificuldade de muitas empresas atualmente tem sido se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A LGPD, Lei n° 13.709/2018, foi criada para proteger os direitos de liberdade e de privacidade do usuário. A Lei garante a segurança no tratamento de dados pessoais, tanto em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, onde as operações podem ocorrer tanto em meios manuais ou em digitais.
Neste sentido, é importante que sua empresa esteja preparada para assegurar a proteção dos dados dos consumidores e do seu potencial comprador.
A tecnologia da plataforma de dados do cliente se constitui como softwares desenvolvidos com diretrizes de acordo com a LGDP e outras leis globais na proteção de dados. Por isso, através da CDP, sua empresa poderá realizar um gerenciamento respeitando os valores éticos e legais, garantindo o consentimento de uso de dados do cliente e proporcionando uma fonte segura e precisa para a análise de dados.
Uma das estratégias para garantir a proteção de dados do cliente é a governança escalável. Para que os dados sejam bem utilizados precisam de uma estratégia de governança. Sem essa estratégia, você corre o risco de coletar informações inúteis ou de maneira errada. Qualquer um deles resultará em dados desorganizados que vão acabar impedindo o bom gerenciamento da sua base, pois eles se tornariam inúteis.
Neste sentido, o plano de dados pode ser eficaz para um bom desempenho da sua CDP. Você já pensou em realizar um plano de rastreamento de informações com a sua plataforma de dados do cliente? Através da CDP isto é possível.
O plano de rastreamento de dados é um componente importante da estratégia de governança de dados. Em geral, esses planos são documentos ou planilhas usados pela própria empresa e criados de forma manual. Eles servem como ferramentas de gerenciamento de projetos e documentos de referência.
A dificuldade desses planos é que sua forma manual incorre em riscos. A CDP pode desenvolver planos de rastreamento de forma automatizada, garantindo a precisão dos dados.
Segmentação de clientes: É possível otimizar a comunicação da empresa através da CDP?
Uma empresa que deseja alavancar suas vendas e obter um bom posicionamento no mercado precisa aprender a se comunicar com seus clientes e atender suas necessidades individuais.
Você pode se perguntar: como minha comunicação pode melhorar através da plataforma de dados do cliente?
Simples. A CDP organiza e unifica os dados do seu cliente. Ela é capaz de reunir informações de todos os canais de relacionamento, gerando um perfil único que pode servir de base para as ações de marketing da empresa.
Através do processo de segmentação, a CDP pode oferecer as informações do seu cliente, elevando a sua comunicação na hora de criar campanhas. Você será capaz de criar mensagens cada vez mais personalizadas de forma automática. Sua comunicação ficará muito mais refinada e alinhada com o desejo do cliente.
Quais os benefícios da integração na plataforma de dados do cliente?
A integração das informações deve ser parte fundamental da sua estratégia de governança de dados. Sem a integração dos dados, você jamais será capaz de montar um perfil único do seu cliente ou analisar a experiência do usuário.
Se sua empresa não possui uma CDP para realizar a integração, você terá que fazer login em diversos sistemas, baixar vários relatórios, limpar todos os dados e criar seu próprio relatório unificado de forma manual.
A CDP facilita todo esse processo. Através da integração, a plataforma de dados do cliente unifica as informações antecipadamente, permitindo que você se concentre apenas na análise e estratégias desenvolvidas através dos insights proporcionados pela plataforma.
Dentre os vários benefícios proporcionados pela integração já mencionados, como a significativa economia de tempo, destacamos abaixo outras importantes vantagens que a CDP pode trazer para a sua empresa:
1. Acaba com os silos de dados
Muitos sistemas operam em silos diferentes, o que torna a integração impossível. A CDP é capaz de eliminar esses impedimentos e realizar a integração. Ao montar sua estratégia de integração de dados, você terá uma visão mais ampla de todos os dados que sua empresa coleta. Assim, você conseguirá garantir que tudo esteja integrado e que os silos sejam removidos.
2. Remove as redundâncias
Uma coleta de dados só é eficiente se for clara e direta. A CDP oferece uma página única com todas as informações do perfil do cliente. Isso faz com que todos os dados do cliente estejam na mesma página, removendo as informações redundantes.
3. Garante o uso de dados precisos
Sem uma CDP você analisará dados separados em vários sistemas diferentes, o que torna o processo demorado e confuso, incorrendo ainda em erros.
A ausência de uma CDP pode levar à baixa qualidade dos dados, levando sua empresa a fazer uma análise inteira cheia de dados sujos. A CDP garante a precisão nos dados, através da integração das informações do usuário.
4. Oferece um ponto de acesso para seus dados
Ter um ponto de acesso faz com que você aumente a segurança dos seus dados. Isso significa que você pode limitar exatamente quem tem acesso.
Com a CDP, a integração de dados acontece de forma precisa e unificada, garantindo a qualidade das informações da sua base de dados em uma única visualização.
CDP: a plataforma que vai potencializar os resultados do seu negócio
Existem muitos cenários em que uma plataforma de dados do cliente (CDP) pode ajudar sua empresa, incluindo: segmentação de clientes, personalização da comunicação, avaliação de leads, recomendações de produtos, otimização de taxas de conversão, automação omnichannel, capacidade de entrega aprimorada de e-mail, melhora do valor da vida útil do cliente (CLV) e muito mais.
Se você deseja transformar a comunicação da sua empresa e melhorar o seu posicionamento no mercado, precisa adquirir uma plataforma de dados do cliente confiável e que realmente está mais alinhada às necessidades do seu negócio.