Ícone do site Tudo sobre CDP

Como escolher a melhor CDP para a sua empresa e o seu negócio.

Talvez o seu diretor já tenha perguntado se a sua empresa precisa de uma Customer Data Platform(CDP). Ou talvez você tenha assistido alguma palestra sobre o fim dos cookies e ouvido falar que a CDP é uma excelente tecnologia para o gerenciamento eficiente dos dados neste novo cenário dos cookieless. Ou, até mesmo, você pode ter ouvido falar que a CDP é uma CRM, só que mais avançada.

 A verdade é que a tecnologia por trás desta pequena sigla ainda gera muitas dúvidas e assusta alguns executivos, mas saiba que as CDPs estão cada vez mais presentes no nosso mercado, conquistando espaço no planejamento e operação das áreas de negócios dessas empresas.

Este pequeno guia que preparamos visa ajudar gestores e executivos, que tomam decisões todos os dias nas suas empresas, a entenderem como escolher uma CPD que atenda os objetivos do seu negócio e suas particularidades, para gerar benefícios na otimização de processos, na orquestração da comunicação e, principalmente, no aumento da receita, vendas e geração de negócios. 

Vale informar que este texto não tem a intenção de formar um ranking de empresas e nem em informar qual plataforma é melhor operando aqui no Brasil, mas sim elucidar alguns pontos que devem ser levados em consideração durante um processo de contratação. 

Em primeiro lugar, o que é uma Customer Data Platform (CDP)?

Para começar, é importante sabermos que, apesar de cada CDP ter formas específicas de funcionamento, features e capacidades exclusivas (que iremos explorar mais abaixo), há um conjunto de capacidades que é tratado como requisito para que uma tecnologia possa ser chamada de Customer Data Platform (CDP). São elas:

Lembre-se que, qualquer que seja a plataforma que você estiver analisando, ou integrando, ela deve ser capaz de ajudá-lo com estes pontos, pois são estas capacidades que fazem dela uma Customer Data Platform. 

Muitos dos casos de usos possíveis são realizados já com estas capacidades listadas acima, mas é muito importante um olhar criterioso nos pontos que diferenciam as CDPs, pois é ali que você irá entender qual encaixa melhor com sua realidade. 

Qual Customer Data Platform (CDP) é a melhor para a minha empresa?

Uma dica legal ao escolher a melhor Customer Data Platform para a sua empresa: uma CDP ter mais features não significa que ela é a melhor para você. Mais features significa um investimento maior, na maioria das vezes. E o que você deve entender é quais possibilidades que uma CDP entrega que realmente são mais alinhadas ao seu negócio. Abaixo, nós listamos alguns grupos de features que você pode analisar:

Há outros pontos que podem ser explorados, mas este é um excelente guia para que você esteja preparado para escolher a melhor Customer Data Platform (CDP) para o seu negócio e dar o próximo passo no processo de maturidade digital da sua empresa.

Sair da versão mobile